2 de dez. de 2010

Finalização da Sala do Profissional

12 de nov. de 2010

Ações realizadas em 2010

10 de nov. de 2010

FREJA

3 de nov. de 2010

CEJA-GETÚLIO DORNELLES VARGAS
AVENIDA SÃO JOÃO,Nº 564
TELEFONE:(66)3498-8028
E-mail:pvlee.getuliod.varg@.seduc.mt.gov.br
Direção:Elizabete Tubino
Secretária:Ivone Furlan Dessbesell
Coordenação Pedagógica:Izilda Pereira de Carvalho
Orislene da Costa Andrade
Plano de Aula Ensino Médio
FLÁVIA DA SILVA DUARTE
VALDINÉIA MARIA DE SOUZA ROCHA
RUTE FÉLIX DONCATO
Ecossistema em crise
Componente Curricular: Biologia
Objetivos
Estudar os efeitos da extinção da flora e da fauna no Brasil;
Entender a relação do homem com a natureza;
Conteúdo
Ecologia

Tempo estimado
Duas aulas

Introdução
A reportagem “Uma espécie some a cada vinte minutos”, publicada em VEJA (Uma espécie some a cada vinte minutos - 18/10/2010), traz à tona a situação crítica da diversidade mundial. Aproveitar a oportunidade para instigar os alunos a refletirem sobre qual o papel direto e indireto do homem nessa situação. Questionar quanto eles sabem sobre a importância de cada espécie na organização e manutenção do meio ambiente.

Desenvolvimento

1ª aula
Depois de ler a reportagem de VEJA em sala, discutir com os alunos o conceito de extinção e suas conseqüências na diversidade ambiental. Comentar que, como aparece na reportagem, existe um episódio do programa de televisão do biólogo Richard Rasmussen que se passa no Brasil. Nele, o apresentador mostra que o país possui seis biomas: Amazônia Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa. Apresentar aos alunos a figura abaixo.­

Fonte: IBGE

Promover uma discussão sobre os biomas brasileiros, focando aspectos de localização e clima. Explicar que as variações nesses dois fatores fazem com que cada região seja hábitat de determinadas espécies.

Discutir com a moçada os impactos do homem nos bioma. Aproveitar para explicar as conseqüências das atividades antrópicas na extinção de espécies em biomas específicos. Citar, por exemplo, o desmatamento na Amazônia, causado principalmente pela pecuária e plantação de soja; e a quase total destruição da Mata Atlântica, ocasionada pelo extrativismo.

Ao final da aula, solicitar que os alunos formulem um mapa conceitual sobre o que foi abordado na discussão.

2º aula
Começar a aula conversando com os estudantes sobre a importância da conservação ambiental. Convidar-los a assistir o vídeo de Sevem Suzuki, uma menina canadense que discursou na conferência das Nações Unidas no Rio de Janeiro no ano de 1992.

Explicar à moçada que a conferência tinha como objetivo principal buscar meios de conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a conservação e proteção ‑­
dos ecossistemas terrestres. Contar que nessa mesma conferência foi consagrado o conceito de desenvolvimento sustentável.

Quando terminar o filme questionar a turma o que se sentiram ao ver as cenas. Pergunte se, 18 anos depois da conferência, mudou a consciência ambiental mundial – ou se ainda é preciso uma maior conscientização da população a cerca dos recursos naturais e da importância de se preservar a fauna e a flora do planeta.

Conversar com os alunos sobre quais atitudes sustentáveis (reciclar o lixo, evitar o desperdício de água, apagar as luzes durante o dia, etc.) podem ser incluídas no dia a dia, como forma de preservar o meio ambiente. Lembrá-los de que os recursos naturais não são inesgotáveis.

Depois de conversa com os alunos, fornecer material (cartolina, canetinhas, folhas de ofício) para que elaborem cartazes e panfletos sobre a importância da conservação do meio ambiente. Propor que os estudantes se dividam em grupos para a atividade e preparem um primeiro rascunho do texto. Circule entre os grupos, analise as propostas e proponha as correções necessárias. Quando a turma terminar as versões finais do trabalho, sugerir que os cartazes sejam fixados nos murais da escola para ampliar os conhecimentos dos colegas a respeito da conservação ambiental.
Avaliação
Utilizar para avaliação o mapa conceitual e os cartazes e panfletos feitos pelos alunos em aula. Avaliar também a participação e o interesse dos mesmos durante as aulas.
FONTE: 18/10/2010.

28 de out. de 2010

Slide Ecossistemas

20 de out. de 2010

Aulas no Laboratório de Informática do CEJA

19 de out. de 2010

Hipermidia

18 de out. de 2010

VII CULTURAL 2010

5 de out. de 2010

slide-Plano de Aula

Plano de Aula

CEJA-GETÚLIO DORNELLES VARGAS
AVENIDA SÃO JOÃO,Nº 564
TELEFONE:(66)3498-8028
E-mail:pvlee.getuliod.varg@.seduc.mt.gov.br
Direção:Elizabete Tubino
Secretária:Ivone Furlan Dessbesell
Coordenação Pedagógica:Izilda Pereira de Carvalho
Orislene da Costa Andrade

PLANO DE AULA DO ENSINO MÉDIO – 1º ANO-C (Noturno)
Disciplina: Geografia/ Biologia/História/Portugues

Pontos turísticos de Mato Grosso


Cursistas: Maritania Araújo Gomes
Marcia Barreiras Putêncio
Sirlene Carvalho da Silva Araújo
Valdinéia Maria de Souza Rocha



Justificativa
A proposta é a possibilidade de criar hiperlink, ligação que permite que se vá de um documento a outro ou de parte de um documento a outra desse mesmo documento, por meio de palavras ou imagens interligadas. Geralmente, o texto com link aparece destacado ou torna-se destacado quando se passa o cursor sobre ele.
Conforme a estrutura de apresentação já definida, os alunos criam os slides, que terá os links necessários para as apresentaçoes das informações.


Apresentação
Com o hiperlink, constrói-se o hipertexto, que é a forma como o texto é organizado na Internet.
Para elaborar um hipertexto, os alunos irão estabelecer relações entre idéias, fatos, conceitos, informações ou outros conteúdos, que serão apresentados ao longo do mesmo documento ou de outros. Trabalhar essa aprendizagem aproxima o aluno desta forma textual tão presente em nossa sociedade.

OBJETIVOS
Objetivo geral
O objetivo foi envolver os alunos na busca do conhecimento social ambiental ,através do conhecimento dos Pontos Turísticos do nosso estado .

Objetivos específicos
• Planejar e criar hiperlinks para variados conteúdos em software de apresentação;
• Explorar os recursos de editor de texto, power point;
• Pesquisar na Internet pontos turísticos de Mato Grosso;
• Produzir texto informativo a partir das informações pesquisadas.


Desenvolvimento
Os alunos trabalharão a criação de hiperlinks em apresentações, como tema Pontos Turísticos de Mato Grosso, mas outros assuntos podem ser trabalhados conforme a demanda da classe, ou integrados às áreas do conhecimento.


Cronograma
Será trabalhado 4 aulas com os alunos do 1º ano do Ensino Médio Noturno.
Cada dupla de alunos escolhe um ponto turistico de Mato Grosso para realizar uma pesquisa na Internet que levante dados tais como:
• Nome do local
• Principais informações (histórico, atrações, dimensões do espaço etc.)
• Dados para visitação
• Fotos/imagens que ilustrem o ponto turístico.


Recursos necessários
Computadores, projetor multimídia, Internet, escâner, máquina digital, folhetos turísticos, jornais, revistas e encartes.

Avaliação
A avaliação será mediante observação , visando observar o envolvimento, interesse, participação, pontualidade, organização, e criatividade.

Bibliografia
Caderno de Orientações didáticas – Ler e escrever – Tecnologias na Educação

16 de set. de 2010

10 de set. de 2010

Projeto Biblioteca Fácil

http://www.slideboom.com/presentations/207661/alfabetoamigo

1 de set. de 2010

Mensagens Para Orkut

Mensagens Para Orkut

9 de ago. de 2010

**Mensagem da semana**

Tecnologias trazem o mundo para a escola.
Em entrevista ao jornal do professor, a professora Maria Elizabeth Almeida resaltou a importância da capacitação dos educadores para a modernização da sala de aula,e que o futuro das escolas será pautado por tecnologias.
Na minha opinião diante de tantas novas tecnologias o professor também é aluno, tornando-se necessário que ele aprenda a utiliza-la para que possa fazer uso com seus alunos em suas aulas.
Com nossas experiências, podemos observar a importância do aluno nesse processo de aprendizagem mútua, pois, aprendemos com eles enquanto ensinamos.
E aqui, cabe a nós, professores, valorizar o que os alunos tem a nos oferecer e estimula-los a melhorar e a aprimorar seus conhecimentos nessa “nova” área do conhecimento.A partir da tecnologia,podemos constatar as grandes transformações que aconteceram neste último século, pois desde a qualidade da imagem e som, até o modo de se vestir e comunicar se modificaram, tudo para poder acompanhar a assustadora era digital.
São recursos e inovações que há algumas décadas passadas não passavam apenas de aberrações para nossos antepassados. Porém, hoje estamos convivendo e tentando nos incluir neste processo tecnológico, que surgiu para facilitar e auxiliar-nos, abrindo novos horizontes.
Assim, para nós educadores, resta estarmos abertos e prontos para compreender a tal tecnologia, pois os nossos alunos já estão acostumados com ela, e muitos interagem desde os primeiros anos de suas vidas.
A tecnologia deve e precisa ser utilizada para ensinar valores, que atualmente estão perdidos, não deve ser recurso apenas para troca de mensagens, e uso de jogos eletrônicos que só mostram violência, mas sim como ferramenta didática, que cative e resgate o interesse dos nossos alunos, que a muito se perdeu. O uso correto deste instrumento riquíssimo de trabalho trará à nossas aulas mais produtividade e fará o aluno aprender com mais entusiasmo e prazer.
Atualmente convive-se com ferramentas tecnológicas que nos proporcionam entrar em contato com outras pessoas por meio da internet, principalmente em tempo real e de forma síncrona, onde pode-se até visualizar a pessoa com quem estamos trocando informações.
A conectividade é que vai nos acompanhar em todos os lugares.

5 de ago. de 2010

2 de ago. de 2010

15 anos***Mariel***

13 de jul. de 2010

mensagem